É sabido que a chegada do período de Natal e Ano Novo representa a possibilidade de aumento das vendas para o varejo. Isto porque o 13º salário, somados aos ganhos mensais, significa renda e, como consequência, do poder de compra dos consumidores. Só para se ter uma ideia, pesquisas feitas pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL informa que os consumidores estão animados com essa data e pretendem presentear seus familiares nesse fim de ano.  “Estima-se que o período movimente 51,2 bilhões de reais na economia, com aproximadamente 111 milhões de pessoas indo às compras”. Portanto, por mais difícil que a situação esteja, todos saem a procura de sapatos, blusas ou alguma lembrancinha para presentear alguém.

A importância das duas datas mais festivas do ano não diz respeito apenas à ampliação nas vendas, mas pode ser momento ideal para conquistar novos clientes para o próximo ano, além de fidelizar os que já existem. Para tanto, a Solusoft Informática entende que, planejamento, dedicação e foco nas vendas são premissas que devem estar na mira dos empresários de calçados e confecções. Por isso, uma boa estratégia é ter uma equipe de profissionais motivada e preparada para dar o melhor de si. Essa é certamente uma das receitas que os lojistas devem adotar para ter sucesso e se surpreender positivamente com os resultados. Para aproveitar ao máximo esse momento, ofereça um atendimento além das expectativas do consumidor pois para fideliza-ló é preciso, no mínimo, que seu produto ou serviço satisfaça concretamente de maneira consistente e contínua. Vale lembrar que quase todos os produtos oferecidos em sua loja, tem também na loja ao lado

Banco de dados eficaz

Além do que falamos acima concluímos que é fundamental que o lojista do nicho de calçados e confecções tenha um bom banco de dados. O sistema SGA da Solusoft Informática possui ferramentas eficazes para monitorar todas as ações do dia a dia da loja. Exclusivo para o nicho de calçados e confecções, o sistema vai ajudar a transformar os números em um grande aliado para a inteligência do negócio com muito mais agilidade. Assim, o monitoramento feito através do sistema, o gestor poderá otimizar sua estratégia e, através dos resultados, reunir informações relevantes sobre seu público-alvo, suas preferências de abordagem e necessidades. Basta encarar esse processo como um ciclo virtuoso: quanto mais você monitora, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade de criar estratégias para fidelizar clientes. Júlio Vasconcellos, cofundador de CEO do Peixe Urbano diz que “ao invés de entrar em guerras de preço e de difamação, tente alocar a sua energia e os seus recursos em fazer um atendimento de qualidade e em manter os seus clientes e parceiros totalmente felizes e satisfeitos”.