A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o natal desde ano de 2017 movimentará R$ 34,7 bilhões, o que representa um avanço de +4,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. A Solufoft Informática, de olho nesse crescimento aponta algumas situações para dar uma injeção de ânimo aos empresários do nicho calçadista. Pode parecer óbvio, mas ainda há muitos lojistas que não se preparam para essa data e passam por cima de um planejamento. Sabemos que é importante colocar no papel todos os itens essenciais para ter sucesso. O objetivo é que os lojistas concretizem o desejo e tragam o lucro esperado e não fique apenas no sonho. Portanto, procure divulgar ofertas e promoções, melhorar as formas de pagamento, agilizar o atendimento, e “estudar” o cliente pois identifica-lo é a melhor maneira de trazer ofertas relevantes para ele. Ao criar uma boa promoção, você estará criando o hábito de visitas em sua loja pois “o bom filho a casa retorna”, o que vai facilitar bastante na fidelização de clientes. Mas tudo isso precisa ser pensado com antecedência.

Black Friday

A Black Friday é um bom momento para aquecer as vendas em sua loja. O movimento começou nos Estados Unidos e foi copiado por comerciantes de diversos países, entre eles, o Brasil. É um momento que você poderá vender aquelas mercadorias que ficaram parados no estoque e preparar para as vendas de natal.  Durante o evento, identifique com clareza os produtos que colocará com desconto, assim o cliente não vai confundir o preço do produto que está na Black Friday com o de outro que não está. Agindo assim você vai evitar problemas de comunicação e agilizar o processo de vendas em sua loja. Como é um período muito curto é preciso que o lojista aproveite cada segundo pra alavancar as vendas com campanhas criativas e inteligentes. E seja fiel ao seu cliente, dê descontos nos produtos e faça a campanha da Black Friday acontecer de verdade em sua loja. Assim você irá cativá-lo para voltar a sua loja no natal e para a campanha do próximo ano.

 

Vendas através do E-commerce

De acordo com as previsões da empresa de logística Total Express, “a Black Friday de 2017 deverá ter um crescimento de 30% nas vendas realizadas por vendas em e-commerce, em comparação com os números registrados no evento do ano passado.”  Mesmo com a crise econômica, política e social que o Brasil enfrenta nos últimos anos, marcada pelo desemprego, e pelas quedas nas vendas, existe um segmento em constante alta mesmo nesse cenário delicado. Trata-se do E-commerce, que teve um crescimento de 7,4%, muito acima de qualquer outro setor da economia brasileira e deve crescer 12% em 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Comercio Eletrônico (ABCOM). Os Consumidores estão compreendendo que na internet é possível encontrar dezenas de opções de compras em apenas alguns minutos de pesquisa por um menor preço sem sair de casa. Esse crescimento de vendas on-line se deve a popularização dos smartphones e também da proliferação dos tablets na sociedade brasileira. Com o E-commerce integrado ao SGA da Solusoft Informática torna muito mais fácil para o empresário lojista atender esse consumidor e oferecer um atendimento de qualidade. Nosso E-commerce vai contribuir para aumentar a migração das compras e contribuir para uma estratégia de entrega e prazo dentro do favorável, tanto para o cliente, quanto para o lojista.

Tenha uma equipe de profissionais orientados e motivados

Outro ponto fundamental para o êxito é atentar para o setor de atendimento. O cliente não se importa de pagar mais por aquilo que está adquirindo quando está recebendo um excelente atendimento. Ele é parte fundamental de qualquer negócio, garantindo a permanência de qualquer empresa no mercado. Portanto, oriente seus vendedores e tenha uma equipe de profissionais orientados e motivados. Marcelo Ortega, especialista no desenvolvimento de técnicas em vendas diz que o profissional que vai vender mais e melhor nesse Natal é aquele que se envolver mais com o cliente pois o vendedor precisa ter a sensibilidade de saber o que desperta o brilho no olhar do cliente. Isso porque os motivos de compra são emocionais, afinal é Natal e além de presentes, o cliente procura: prazer, alegria, conforto e reconhecimento. Para Ortega, “primeiro a venda acontece com algo intangível” que são as sensações de bem-estar.  E um vendedor cortês e com um sorriso no rosto é um elemento fundamental para criar empatia com o cliente pois o consumidor valoriza essa postura e é assim que ele quer ser atendido. Por isso, uma boa estratégia de vendas com clara definição de foco e uma equipe de profissionais motivada e preparada para dar o melhor de si certamente é a melhor receita que os lojistas devem adotar para ter sucesso e se surpreender positivamente com os resultados de vendas nesse natal. Faça uma leitura dessa “demanda” pois motivos não faltam para sustentar o otimismo.