Vendas ON LINE em 2018 - SGA Ecommerce

Não é novidade dizer que dia após dia as novas tecnologias mudam o comportamento do consumidor. Essas mudanças são causadas principalmente pela facilidade de compra e venda propiciada pelo e-commerce. Foi-se o tempo em que o contato cliente-vendedor se dava apenas no balcão de atendimento. Os consumidores de hoje pensam, discutem e “fecham” compras mais rápido que qualquer outra geração. Estamos diante de consumidores bem-informados, pois verificam rótulos, estudam conteúdos, comparam preços, são independentes e envolvidos no processo de compra. Eles tem todas as tecnologias necessárias: smartphones, tabletes, notebooks e muito mais. Com um computador em casa ou no escritório, ou mesmo um celular em mãos, a comparação de preços, a busca por informações dos produtos no que tange a cores, material, bem como a conclusão da compra, não dependem de hora nem lugar para serem concretizadas. Com o comercio on-line, diminuem-se as barreiras geográficas pois podem comprar um produto em qualquer lugar do Brasil. Para o SEBRAE, “a expectativa de crescimento para o comércio eletrônico permanece em alta no Brasil. De acordo com levantamento realizado pelo eMarketer, instituto de pesquisa estadunidense especializado no mercado virtual, o cenário é favorável para quem deseja investir ou expandir os negócios no e-commerce. O estudo mostrou, por exemplo, que o país é o 10º na lista de maiores vendedores online do mundo e o único representante da América Latina. Espera-se, ainda, que o e-commerce seja responsável por cerca de 5% do total crescimento anual das vendas (tanto online quanto offline) no Brasil até 2018.”. Com isso, a Solusoft Informática entende que a competição entre as lojas que comercializam os mesmos produtos (calçados e confecções) é bem maior e explorar esses diferenciais   para o sucesso dos negócios. Portanto, o sistema SGA integrado ao e-commerce vai auxiliar o lojista a conquistar e fidelizar esse consumidor que exige novas atitudes e posturas de todo empresário brasileiro.

 Quem são esses novos clientes e o que eles mais consomem?

André D. Oliveira, analista de Marketing Digital na Lidedin diz “que a categoria de modas e acessórios é o que mais se beneficia, já que hoje em dia as pessoas tem menos receio de comprar um produto que não serve”.   E Guilherme Lunardi, diretor Comercial na gestão das áreas de marketing do E-commerce Brasil afirma que “Mais do que uma necessidade, a moda é um conceito. Essa união ajuda a torná-la um dos nichos de mercado de maior alcance.” Para Lundardi, o crescimento do mercado on-line gerou mudanças nos hábitos do consumidor. Isto porque grande maioria das lojas tem uma boa política de retorno pois sabem que os consumidores já se acostumaram com a ideia de que podem comprar o produto e devolver caso o mesmo não sirva como o esperado. Comprar pela internet não era tão forte quanto é nos dias de hoje, porém atualmente a intensidade da mesma cresce por conta da praticidade. Devido a tanta flexibilidade nesse método de se comercializar, o E-commerce caiu no gosto do brasileiro, principalmente para pessoas que nasceram a partir da década de 80. Esses consumidores são indivíduos que possuem habilidade com a tecnologia (computadores e similares), e tem um pensamento otimista em relação à internet porque se sentem seguros na hora da compra.  É o que diz Pablo Sanches, Diego Dias e Rodrigo Alexandre, com idade entre 26 e 33 anos. Para eles, fazer compras pela internet é mais cômodo porque não precisam enfrentar trânsito e a análise de preços ficou muito mais rápida. Para Pablo, o e-commerce “funciona como um catálogo, pois na tela do computador ele pode verificar modelos dos produtos, marca, ser independente na procura e pode gastar o tempo que quiser sem ser abordado por nenhum vendedor”.

Vale dizer que a frequência de compras on-line vem aumentando cada dia mais porque esses consumidores se sentem satisfeitos com esse dinamismo na coleta de informações dos produtos

Como conquistar esse consumidor?

Uma verdade precisa ser dita: quem larga na frente geralmente chega primeiro. Com isso, o empresário de lojas de calçados e confecções precisa entender que os canais de vendas on-line não substitui as vendas em lojas físicas, mas é necessário que o estoque seja integrado para não perder vendas ou vender produto que não possui na loja. Todo cuidado é pouco. Vale informar que e-commerce é uma tendência que veio para ficar pois o cenário atual favorece novos negócios e diante disso, torna necessário dizer que os lojistas de calçados e confecções precisam “abraçar” essa ideia pois há expectativa de que esse setor seja responsável pelo crescimento de 5% ao ano do total de vendas. Um dos requisitos para conquistar esse consumidor é estar entre as opções que ele procura. Isso implica dizer que “não basta existir, é preciso aparecer, ser encontrado e ser percebido por ele”. Onde encontra-lo? Navegando na internet. 

A facilidade de navegação tornou o consumidor muito mais exigente e com essas novas possibilidades, o consumidor entra na internet e “navegam” em sites de empresas buscando informações sobre as vantagens e benefícios para adquirir o que procura. Com isso, ele faz pesquisa das lojas mais próximas e toma a melhor decisão de onde comprar: loja física ou virtual. Quem lida com o comercio de calçados e confecções não pode ficar alheio a essa camada de clientes que ficam muito mais tempo conectados nas redes sociais. Estamos diante de uma geração que quer tudo para agora. Eles são chamados de e-consumidores e uma das características deles é a de não possuir a necessidade de experimentar, tocar e cheirar o objeto desejado.

Enfim, o comércio eletrônico é uma tendência cada vez mais progressiva no país e no mundo, englobando mercados e estimulando a concorrência favorecendo o consumidor de inúmeras maneiras: pela busca do melhor preço, promoções, valores de frente dentre outros. Assim sendo, prepare o seu e-commerce para fornecer uma ótima experiência de navegação para que as pessoas tenham a melhor experiência possível na sua página. O e-commerce integrado ao SGA da Solusoft Informática é uma boa estratégia de vendas para seu ramo o de negócio.

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