Como conquistar clientes num mercado altamente competitivo

É fato que toda empresa deseja crescer. Isto porque crescer é uma tendência natural de um negócio que queira ter sucesso no mercado. Nenhuma empresa é uma ilha; e por isso compete com outras organizações para conquistar consumidores, reconhecimento e espaço. Portanto, para se diferenciar no varejo, uma boa estratégia é conhecer detalhadamente os clientes e para isso, todo empresário precisa conhecer quais são as maiores necessidades do seu consumidor. Ao fazer isso, você conseguirá entender quem é que vê valor no seu produto e entenderá que são exatamente essas pessoas que precisam criar vínculo com sua loja: seus tão desejados clientes satisfeitos

Todo cliente quer ser amado

Ofereça um atendimento eficaz com soluções adequadas e foque numa cultura que vá além do que eles esperam. De acordo com John Coe, autor do livro “The Fundamentals of Business to Business Sales and Marketing”, cerca de 68% dos consumidores a longo prazo deixam de comprar porque simplesmente “não se sentem amados”.Nós, seres humanos, possuímos desejos e necessidades primárias, dentre elas a necessidade de ser aceito e amado pelos demais. Esta necessidade de afeto está presente em todas as nossas relações com outros seres humanos, animais e até mesmo com as marcas que consumimos.

Para que seu cliente se sinta amado, é necessário investir em estratégias a fim de conhecer melhor o perfil do consumidor. Manter-se na zona de conforto e achar que todo cliente será eterno é o mesmo que assinar a sentença de morte da sua empresa. Por isso, tentar ser melhor, se diferenciar e inovar constantemente deixou de ser exigência e passou a ser uma obrigação. Viviane Soares, analista do Sebrae explica que: “É errada a ideia de que inovação seja algo muito complicado ou complexo. Muitas vezes, a inovação pode estar em uma simples forma de atender o cliente que foge a um padrão comum repetido pelo mercado”. Conhecer o seu cliente não é algo de outro mundo mas vale informar que para deixá-los satisfeitos não há uma receita pronta, um passo-a-passo e não tem dicas fáceis. Pra começar, fuja dos padrões estabelecidos e coloque-se no lugar do outro para perceber suas necessidades e suas “dores”.  Crie expectativas, faça promessas e mostre a ele que sua loja é uma ótima opção no mercado.

Fazendo isso, sua empresa mostra o lifestyle que prega e é justamente isso que vai atrair mais clientes. Dito isso, tudo que você lojista de calçados e confecções precisa fazer é arregaçar as mangas e trabalhar para diferenciar a sua loja da concorrência. Para nós,uma excelente maneira de se diferenciar  e destacar nesse mercado é ofereçer um serviço personalizado.