Como está sendo controlado o estoque da sua loja?

Uma loja de calçados e confecções não pode deixar de desenvolver estratégias eficientes para manter um controle de estoque. Uma gestão efetiva desse departamento é essencial para qualquer empresa manter-se competitiva no mercado. É importante que não falte calçados e roupas que fazem “a cabeça” do cliente, além de se atentar para adquirir somente o suficiente, pois comprar inadequadamente pode resultar em uma perda significativa no ganho de capital. Isto porque, quanto mais produtos você tiver em estoque, maior será a quantidade de dinheiro parado na sua loja. Vale ressaltar que um estoque mal organizado pode gerar problemas operacionais como demora para encontrar aquele calçado ou aquela blusa que o cliente solicita. Isso implica no retardamento do atendimento correndo-se o risco de o cliente desistir do produto. Há mais de 25 anos no mercado e atendendo lojistas em todo o Brasil nós da Solusoft Informática podemos dizer com total segurança que é impossível realizar uma gestão eficiente do estoque sem controlar as movimentações ocorridas. Entretanto é extremamente essencial que seja registrado toda entrada e saída dos produtos para que possa identificar o que se tem na loja. Ao fazer isso, ficará mais fácil para o gestor garantir que terá mercadoria necessária para atender às demandas dos clientes.

Ainda assim é preciso entender como acontece os giros de todos os calçados e roupas que você comercializa para determinar a hora certa para comprar. Parece obvio, mas se não houver um olhar atento a esse departamento, corre-se o risco de perder vendas de itens que devem ser levado em conta na composição do estoque. Conhecer o estoque mínimo e o estoque máximo ajuda na escolha da data e quantidade certa para fazer a reposição. Se forem mal administrados traz como resultado uma aplicação indevida do capital de giro. Por isso, faça uma conferência de todo o produto que chegar em seu estabelecimento tendo em vista que o fornecedor pode ter enviado quantidade e/ou preços diferentes do combinado.  Gustavo Carrer, consultor do Sebrae diz que “o problema é comum e os empreendedores alegam falta de tempo e desconhecimento das ferramentas de gestão do estoque. Ele ressalta que o gerenciamento dos produtos, além de reduzir riscos de desvio, é essencial para a saúde financeira da empresa.”

 O Sistema SGASoft é a ferramenta certa para te  auxiliar antes de comprar

Sabemos que o ato de planejar o que comprar nem sempre é uma tarefa fácil pois o gestor precisa obter informações concretas para finalmente executar uma compra. Não é novidade dizer que todas as empresas estão à procura de obter vantagem competitiva em relação a seus concorrentes. O desafio do gestor é saber quando, quanto e o que comprar para manter seu estoque em segurança.  É neste momento que é imprescindível que o estoque esteja alinhado de acordo o sistema. Portanto, a implantação de um sofware adequando vai contribuir no desenvolvimento das atividades e auxiliar também na gestão de um controle eficaz de um estoque. Com o sistema SGASoft o gestor poderá realizar suas compras de acordo com a procura de seus clientes e avaliar a rotatividade dos produtos pois há relatórios especiais para esse fim. O fato de saber o que tem na loja livra-o de adquirir mercadorias em quantidades desnecessárias, e ao mesmo tempo lhe é permitido atender a demanda dos clientes sem que os prejudique em suas compras. Portanto, quanto mais atualizadas forem as informações, melhor será o acompanhamento dos resultados que irão facilitar a identificação de possíveis pontos fracos no processo diário da dinâmica da loja e, desse modo, conseguir alinhar esforços para a melhoria continua em todos os setores da empresa. E lembre-se, os produtos armazenados no estoque são o “dinheiro” de sua empresa que precisam ser tratados com muito zelo.

O sistema SGASoft é um produto da Solusoft Informática e está no mercado a mais de 25 anos contribuindo para o sucesso das lojas de calçados e confecções em todo o Brasil.

Quer saber mais? Ligue e fale com um de nossos consultores.