Dicas da Solusoft Informática para um bom atendimento em sua loja

Todo cliente deseja ser tratado com atenção na hora do atendimento pois ele quer ter a sensação de que é sempre bem-vindo dentro do seu estabelecimento, por isso o vendedor deve ser agradável e receptivo e sempre que possível, chamá-lo pelo nome. Isso porque as pessoas se sentem importantes quando isso acontece. O nome personaliza e destaca a singularidade do indivíduo, tornando-o único entre a multidão gerando um certo respeito e proporcionando bons sentimentos à ela. Ao fazer isso o vendedor ganha confiança e cria mais proximidade do cliente. Isto porque ninguém gosta de lidar com pessoas emburradas ou sérias demais e muito menos de ser atendido por elas. Vendedores mal humorados faz com que o processo de vendas fique mais difícil porque o cliente não se sente à vontade na hora da compra. Vale informar que o humor é uma das maiores forças de comunicação a serem dominadas no processo de vendas. Ele “quebra o gelo”, abre portas e transforma o ambiente. Ao contrário, dificilmente um cliente que foi atendido por alguém ranzinza, carrancudo ou foi maltratado voltará a prestigiar sua loja. Os clientes perdoam erros e até mesmo produtos defeituosos, o que eles acham difícil perdoar são atitudes negativas onde o pessoal de venda parece desinteressado e não oferecem um bom atendimento. Atendentes bem selecionados e treinados é uma das chaves para o sucesso. E lembre-se que o vendedor precisa atender às pessoas sempre com um sorriso no rosto, disposto a ouvir e oferecer as melhores opções da loja. O lojista de calçados e confecções que opta pela busca da qualidade no atendimento cria uma defesa contra a concorrência e trilha um caminho para o sucesso e a lucratividade.  Isto implica dizer que o vendedor deve agir como empresa e pensar como cliente. Ele precisa conhecer os produtos que a loja oferece, conhecer técnicas de relacionamento humano e tratar cada cliente como gostaria de ser tratado. Por isso consideramos que o atendimento ao cliente é o teste final e é imprescindível que o gestor organize sua equipe de vendas para que eles ofereçam um atendimento incrivelmente bom. “Manter os clientes satisfeitos não basta, ou seja, não se mantêm clientes apenas satisfeitos. É preciso encantá-los, ou melhor, é preciso surpreendê-los”.

O resultado disso é fazer com que, além dele voltar à sua loja, indique amigos, aumentando assim a lista de clientes. Em um cenário em que, cada vez mais, as lojas de calçados e confecções disputam pela preferência de um mesmo cliente, a qualidade do atendimento é fundamental porque é esse diferencial que vai elevar sua loja ao sucesso. O excelente atendimento passa a ser uma das principais forças para quem oferece o mesmo produto num mercado tão disputado.