Quer saber como fidelizar seus clientes? – Encante-os

Todo empreendedor sabe que fidelizar clientes é muito mais rentável do que atrair novos. A fidelização de clientes é uma maneira de aumentar os lucros sem aumentar os investimentos.  A famosa propaganda do boca-a-boca ainda se faz presente.Isto porque clientes satisfeitos acabam se transformando em verdadeiros “vendedores” de produtos da sua loja. Eles se tornamporta-vozes que irão espalhar os benefícios da sua empresa de maneira espontânea aos amigos, familiares dentre outros.Invista parte do seu orçamento/tempo em conhecer bem o seu cliente, pois cada vez que você o conhece, mais o seu produto ou serviço o completará e ele perceberá mais valor na sua oferta e a fidelização será inevitável;

Como satisfazer os clientes

O desafio, na verdade, é saber como fazer para que esses clientes saiam satisfeitos e ainda falem da sua loja e de seus produtos para outras pessoas. Quando são bem atendidos sua empresa obtém um diferencial competitivo porque o cliente não se importa em pagar um pouquinho a mais quando está comprando porque um bom atendimento agrega valor ao produto. E não importa se você vende seus produtos numa barraca, numa loja de rua ou num dos mais caros e elegantes shopping do país. O que você precisa é mostrar ao seu cliente que ele é único e especial. E mostrar principalmente que seu atendimento não é apenas bom, mas é bom todas as vezes que ele precisar. Um bom atendimento/relacionamento é a chave para o sucesso de qualquer negócio e é o que vai apontar qual posição que sua empresa vai ocupar no mercado. Então não deixe que seu cliente ceda às investidas dos concorrentes. Faça um bom atendimento e mantenha os clientes fiéis e satisfeitos.

Clientes insatisfeitos. O que fazem?

Um cliente insatisfeito não vai reclamar, ele simplesmente vai deixar de comprar em sua loja e procurar pelo produto em outros lugares. É sempre bom lembrar que é impossível agradar a todos. Mesmo que você e seus funcionários se esforcem ao máximo, sempre haverá alguma insatisfação. Via de regra, trabalhar os erros e reclamações pode ser determinante em muitos casos. Portanto, é bom encarar esses momentos críticos como uma oportunidade para promover melhorias gerais no negócio e se aproximar dos seus consumidores. Não saber lidar com as reclamações pode ser desastroso para sua loja.

Quanto custa um Novo cliente?

O consultor de marketing norte-americano Philip Kotler diz que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Isto porque nem todas as pessoas que entram em sua loja estão preparadas para comprar. Muitas estão apenas dando aquela famosa “olhadinha”. E se forem bem recepcionados, as chances de saírem com algum produto são muitas. Nada melhor que sentir-se importante, concorda?  Então faça o que tem de ser feito. Comece perguntando o nome e faça-o ficar à vontade no seu ambiente. Essa atitude aumenta a credibilidade e consequentemente o nível de satisfação de seu cliente junto à sua loja.  Ficar afoito para vender vai fazer com que ele desista por não se sentir confortável com o atendimento. Faça com que seu consumidor tenha uma experiência única de compra para que possa lembrar sempre de sua loja quando precisar comprar novamente seu produto.

Automatize os processos para conhecer o seu cliente

Antigamente, os comerciantes de bairros sabiam tudo de cabeça sobre os seus clientes. Em tempos de internet, o tempo da velha caderneta já passou, a carteira cresceu e a maior parte dos atendimentos são feitas por funcionários tornando impossível armazenar todas as informações sobre seus consumidores num caderno. O SGASsoft é um sistema que oferece uma boa solução para vocês lojistas do ramo de calçados e confecções que querem obter resultados rápidos e confiáveis sobre seu consumidor.  Temos um excelente cadastro de clientes que vai auxiliar você a saber qual o comportamento de compra de seu cliente, tipo: quando compra, o que compra, como compra, suas preferências, motivações, seus desejos, suas características e dados pessoais. Dito isso, tudo que você precisa fazer é arregaçar as mangas e envolver todas as suas energias para melhorar o atendimento e diferenciar sua loja da concorrência.