Fluxo de caixa: ferramenta para auxiliar nas decisões

O fluxo de caixa também conhecido como cash flow é uma ferramenta que auxilia o administrador financeiro na tomada de decisões, pois reflete e prevê o que ocorrerá com as finanças da empresa no que refere a entradas e saídas. Ele possibilita também identificar até que ponto a estrutura da empresa tem disponibilidade financeira para sustentar as suas responsabilidades e cumprir com suas obrigações mensais

Não deixe para depois

Muitos empresários apresentam forte resistência à organização e à disciplina. Aqui não cabe a frase “deixa para depois” porque se isso acontecer, as chances de algo ser esquecido aumenta consideravelmente. De nada adianta ter uma boa planilha ou um bom software de gestão se os registros não forem realizados diariamente. Nossa dica é: estabeleça em sua loja um hábito de anotar todas as entradas e saídas do caixa. Para isso, essa atividade tem que ser uma prática diária para identificar no final do expediente se o saldo condiz com todos os registros feitos ao longo do dia.  É imprescindível que o empresário se organize para que isso aconteça pois a organização e a disciplina precisam fazer parte do dia-a-dia do gestor. Isso significa que, independentemente do tamanho ou do segmento em que atua, é importante realizar esse processo diariamente. Para Priscila Zuini da Revista Exame.com diz que um “Um fluxo de caixa perfeito é aquele que leva dedicação e disciplina dos empresários. “

Faça previsões para não ser surpreendido com más notícias

O caixa de toda empresa funciona do mesmo jeito: é dinheiro que entra e dinheiro que sai. Acontece que essa movimentação financeira decorre em prazos diferentes o que pode deixar o gestor um pouco perdido na hora de fazer o controle financeiro. Você já parou para pensar que aquele dinheiro que você espera todo o mês pode sofrer atrasos ou mesmo inadimplência. Sendo um mecanismo gerencial que permite apoiar o processo decisório, as informações devem estar orientadas pelo fluxo de caixa. Por isso é necessário fazer um acompanhamento para evitar notícias que podem impactar no andamento dos negócios.  O fluxo de caixa é um elemento de gestão que te ajuda no planejamento do seu dia a dia e é uma atividade que requer muita atenção pois refere-se a conferência de valores e operações realizadas para concluir se o montante apresentado no caixa está correto. Se você ainda não sabe qual sistema de controle financeiro usar fale conosco. Um de nossos consultores vai lhe mostrar como funciona o SGASoft, sistema específico para lojas de calçados e confecções.